Outros Destaques

CHAVES

Flavienses reforçam competências

CHAVES-Flavienses reforçam competências

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses investiu 15 mil euros na aquisição de um limpa-neves permitindo aos operacionais intervir em condições mais adversas, durante o inverno. Este novo equipamento, composto por pá, depósito e espalhador de sal, foi instalado num veículo florestal de combate a incêndios (VFCI 04), conferindo versatilidade a uma viatura adquirida no último verão.

Para o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, “este é mais um sinal de que o esforço de financiamento que o município tem propiciado às instituições sem fins lucrativos”, neste caso aos bombeiros, que agora veem ampliada a “capacidade de resposta às múltiplas necessidades da comunidade flaviense”.

O equipamento limpa-neves “vem colmatar uma carência manifesta no domínio da assistência rodoviária contribuindo, assim, para melhorar operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens”, frisa o autarca. Já o presidente da direção associação humanitária, Nuno Coelho Chaves, que esta compra “suporta uma lógica de reforço das condições sociais e operacionais dos Flavienses, assumida pela associação e que tem encontrado na câmara municipal um apoio crucial”.

“Apesar das contrariedades e desafios que 2020 nos tem colocado, continuamos apostados em priorizar a segurança e o bem-estar da população local”, refere o dirigente.

“Este novo equipamento é preponderante no processo de reposição de normal circulação e prestação de socorro às populações em episódios de queda de neve e formação de gelo, como o ocorrido no início do mês, impedindo que as aldeias do concelho fiquem isoladas. Já o testámos e é, de facto, uma mais-valia bastante relevante”, assinala o comandante José Lima. Registe-se que este ano o parque de viaturas dos Flavienses foi reforçado duas ambulâncias de transporte múltiplo (ABTM) e um VFCI.

08.01.2021 | 16h50