LOURES

Bombeiros de luto

• SETÚBAL-Federação contesta exclusão
Faleceu, hoje, o comandante do Quadro de Honra e presidente honorário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures, Cristiano Pinto da Costa Santos, no Hospital Beatriz Ângelo.
Numa publicação nas redes sociais, a instituição enaltece o “exemplar percurso profissional alicerçado na formação superior em Economia e Ciências Militares, para além de uma presença sempre ativa na comunidade local”, e sublinha que os bombeiros “foram inegavelmente a sua maior paixão”.
Comandante dos Voluntários de Loures, entre 1958 e 1982, assumiu, ainda, as funções de inspetor bombeiros, foi presidente da assembleia-geral e vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, assessor, vice-presidente do conselho executivo, presidente da mesa dos congressos e assembleia-geral da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), membro do conselho coordenador do Serviço Nacional de Bombeiros, conselheiro da Inspeção de Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo e ocupou a cadeira da presidência da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures de 1999 a 2009.
“Hoje, decidiu partir… quem sabe persentindo que dessa forma, num último ato de bravura e amor ao próximo, levava à letra o lema que durante anos o apaixonou… Vida por Vida”, pode ler-se na nota de pesar publicada pela associação. Cristiano Pinto da Costa Santos foi agraciado com o crachá de Ouro da LBP e a medalha de Mérito da Câmara Municipal de Loures.

26.01.2021 | 18h41