terça-feira,

ANÁLISE AO RELATÓRIO DOS INCÊNDIOS DE 15 OUTUBRO

Os alertas da LBP

05/04/2018 12:12:47

poderiam ter ajudado a evitar a calamidade

CNPALM61.JPGA Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ao ter tido conhecimento do Relatório dos Incêndios de 15 de outubro de 2017 elaborado pela Comissão Técnica Independente nomeada pela Assembleia da República entendeu fazer uma primeira apreciação do mesmo.

Assim, segundo a LBP, este segundo relatório da Comissão contempla a análise das situações ocorridas de uma forma mais sustentada e por isso com algumas melhorias.

Porventura algumas dessas melhorias terão também a ver com uma mais aprofundada auscultação dos parceiros, nomeadamente da LBP, o que permitiu um diagnóstico e proposta de terapêutica mais adequadas à realidade.

Perante esta análise, mesmo que sucinta, a LBP constata que muitos dos seus alertas, nomeadamente as preocupações expressas no seu comunicado de 1 de outubro passado, a terem sido consideradas, poderiam ter evitado muitos dos dramáticos cenários com que nos viemos a deparar.

A LBP, atenta aos fenómenos meteorológicos de junho e às terríveis situações vividas nesse período, reforçou as suas inquietações, razão que a levou a alertar permanentemente a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), para que, a manterem-se as alterações climatéricas, fatalmente surgiriam situações anómalas, porventura até mais violentas.

Perante as chamadas de atenção da LBP, a ANPC limitou-se a emitir comunicados, alguns de forma avulsa, na tentativa de passar para os operacionais no terreno, a resolução de um problema que ela própria não resolveu por total incompetência e incapacidade de decisão.

“Realçamos com satisfação que o relatório ora apresentado pela Comissão Técnica Independente espelha muitas das nossas chamadas de atenção e alertas para os perigos que se avizinhavam, dando-nos a razão que nunca desejaríamos ter”, defende o presidente da LBP, comandante Jaime Marta Soares.

Coloca a Comissão Técnica Independente a possibilidade da criação de uma Unidade de Missão que contemple uma profunda reflexão sobre as estruturas dos Bombeiros Portugueses alinhando algumas ideias pouco sustentadas, “o que demonstra pouca atenção às propostas por nós apresentadas e devidamente suportadas em documentos já há muito entregues ao Governo, os quais reclamavam as necessárias reformas para o setor dos Bombeiros”, refere o mesmo dirigente.

“Parece-nos por isso despicienda e desnecessária a criação de uma Unidade de Missão para a reforma do setor dos Bombeiros” aponta o presidente da LBP realçando que, “não há que comparar o que não é comparável, esse foi um cenário que se colocou a montante para a reforma da floresta, mas que não faz sentido para o combate”. Antes, sim, para o presidente da LBP, “há toda a urgência em que o Governo dê respostas concretas às reformas atempadamente levadas ao seu conhecimento pela LBP que, a terem sido aceites, teriam evitado muitos dos grandes problemas com que nos deparámos”.

Pag.05.jpgConfirma-se pois, que os alertas feitos pela LBP à ANPC tinham razão de ser e que, como confirma o relatório da Comissão Técnica Independente, esta solicitou reforços ao poder político, sobre os quais não obteve a consequente e necessária resposta.

Assim, e em síntese, a LBP entende referir que este relatório “contempla e expressa propostas com as quais concordamos, ficando no entanto, muito aquém das nossas expectativas e como tal, obriga a que a Assembleia da República e o Governo se sentem à mesa com os vários parceiros do setor, nomeadamente a LBP, para de forma séria, franca e aberta se analise este e outros relatórios de forma a garantir o contraditório e consequente reflexão conjunta de onde deverão sair projetos reformistas para tudo o que envolve os Incêndios Florestais e as consequências que daí resultam”.

“Reunir para Analisar, Discutir para Concluir, e Decidir de acordo com os interesses de Portugal e dos Portugueses” é a palavra de ordem apontada pelo presidente da LBP.