PUB

Capa do jornal "Bombeiros de Portugal"

Director: Rui Rama da Silva

terça-feira,

23/05/2017

17:40

PORTO

Novo centro de gestão integrada no BSB

02/01/2017 10:41:20


PORTO. BSB.JPGNo passado dia 19 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, apresentou no novo Centro de Gestão Integrada (CGI) da CMP, o cérebro que comanda a cidade usando tecnologias de última geração, permitindo tomar medidas imediatas, de forma coordenada e centralizada. Está instalando no quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.

PORTO.1.JPG

Na sala de operações as entidades de segurança (Policia Municipal e Policia Segurança Publica), de gestão de tráfego (Pelouro da Mobilidade), de emergência (Proteção Civil e Sapadores Bombeiros) e de gestão de resíduos/ambiente ocupam postos de trabalho dotados de equipamentos terminais de elevada performance, operando vários subsistemas críticos na operação e gestão da cidade tais como o sistema de controlo de tráfego (semáforos), o sistema de vídeo, o sistema de controlo de acessos da zona ribeirinha e outros.

 A sala de operações está ainda equipada com um ecrã de vídeo composto por 10 monitores, que permite uma área de visualização composta por 40 câmaras de vídeo da cidade simultaneamente. Existem, neste momento, mais de 130 câmaras na cidade a quem o CGI acede.

PORTO.3.JPG

Em termos de solução de rede de comunicação de dados, o CGI interliga-se à rede metropolitana da cidade que permite a ligação a todos os edifícios municipais importantes para a sua atividade, nomeadamente os edifícios dos paços do concelho, dos correios, da Policia Municipal, etc. Está ainda preparada a ligação a entidades externas e a salas de comando tais como a sala de operações do Metro do Porto, dos STCP, da PSP, do CDOS, INEM etc.

  

PORTO.2.JPG

A sala de crise dispõe, ainda, de sistema de projeção de vídeo e de vídeo-conferência permitindo a interligação das entidades a operar no CGI e entidades externas  no âmbito da segurança e socorro nacionais.

Nesta data o Presidente da CMP apresentou a mega-operação e a programação para a passagem do Ano Novo, na cidade do Porto, com o novo CGI no seu primeiro grande teste.

O comandante do BSB, coronel Rebelo de Carvalho apresentou também o investimento feito no último ano no Batalhão, com a exposição de uma nova embarcação, um novo veiculo urbano de combate a incêndios (VUCI), de um outro VUCI que foi restaurado (com novas valências) pelas oficinas do BSB, equipamentos para desencarceramento, mergulho, matérias perigosas e para resgate em estruturas colapsadas, materiais para formação, material de proteção individual (capacetes, botas, luvas e aparelhos respiratórios) e a apresentação do novo fardamento dos elementos do Batalhão.


(Texto e fotografias de Subchefe António Oliveira)

PUB