domingo,

RESULTANTE DA PANDEMIA COVID-19

"Bombeiros em risco"

28/10/2020 18:55:58

O Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), acaba de informar que “analisou hoje o momento vivido pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHB), enquanto entidades detentoras de Corpos de Bombeiros, face à situação financeira existente e concluiu que estas estão à beira do colapso, pelos encargos que têm assumido com a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para proteção do pessoal no transporte de doentes de COVID-19”.

Em nota à comunicação social, o presidente da confederação alega que, “os elevados custos que têm sido suportados pelas associações desde o início da pandemia, na ordem de muitos milhares de euros em cada associação, e a consequente perda de faturação em transporte de doentes não urgentes, tem potencialmente criado as condições de perda financeira clara e objetiva”.

Conforme sublinha Jaime Marta Soares, “a par da falta de compensação financeira por parte do Ministério da Saúde, que não tem ajustado o necessário acréscimo de custos dos EPI, bem como na evacuação de lares de 3.ª idade, e que ninguém quer assumir o pagamento, resultam num descalabro financeiro que dificilmente as associações conseguirão manter, e por isso colocam em perigo a manutenção dos corpos de bombeiros”.

No mesmo texto a LBP sustenta que “o apoio financeiro às AHB votado na Assembleia da República, através da Lei n.º 2/2020, com a criação de um Fundo de Emergência, pode ser um alento nas frágeis finanças das AHB, estando já no horizonte um ano ainda mais difícil, com o fraco financiamento proposto pelo Governo no Orçamento de Estado para 2021”.

Segundo o presidente da LBP, “a ir por diante esta proposta, o Governo está a cavar a sepultura das Associações e, consequentemente, dos corpos de bombeiros e dos bombeiros voluntários, sem alternativa, deixando Portugal e os portugueses à sua sorte”.

Face a este “quadro negro” o Conselho Executivo da LBP veio a público manifestar “total solidariedade para com as associações, dirigentes, comandos e bombeiros” da mesma forma que mostra ao Governo de Costa “total desconforto perante esta realidade, ou seja, perante a falta de resposta positiva dos vários ministérios, nomeadamente Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e sobretudo, Saúde”.

A terminar, a confederação deixa um alerta:

“A não ser alterada a proposta do Governo para o Orçamento de Estado 2021 no que respeita ao financiamento às AHB, em pouco tempo estará em causa o socorro às populações, assegurado pelos Bombeiros Portugueses”.