terça-feira,

Homenageada FEB por missão no Chile

04/04/2017 16:37:53

20173.JPG

Os 52 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que estiveram no Chile no combate aos incêndios florestais foram homenageados no decurso das comemorações do Dia da Proteção Civil.

20174.JPG

A cerimónia, realizada na ANPC, em Carnaxide, foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e contou com as presenças dos secretários de Estado da Administração Interna, da Defesa e das Florestas, respetivamente, Jorge Gomes, Marcos Perestrelo e Amândio Torres, bem como, do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Jaime Marta Soares, e outras individualidades.

Os elementos da FEB integraram uma força da União Europeia que permaneceu entre 27 de janeiro e 12 de Fevereiro no Chile, em resposta ao pedido de assistência internacional formulado pelo Chile ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Na cerimónia foram ainda condecorados, o Exército, a Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) com a medalha de mérito de proteção e socorro, grau ouro e distintivo laranja, “pelo relevante papel que desempenham no Sistema Nacional de Proteção”.

Foram também apresentados, como exemplares, as estruturas municipais de proteção civil dos municípios de Matosinhos e Gondomar.