sexta-feira,

17/11/2017

Os palpiteiros do costume

04/08/2017 10:37:22

Oh senhores do Governo digam-me lá o que se passou com o senhor secretário de Estado das Florestas anterior que deu sumiço. Aconteceu-lhe alguma coisa, dizia-se que estava a reorganizar a floresta (?!) e está visto, deve ter saído bem queimado de tudo isto. Curioso é ninguém ter falado nele nem explicado à gente o que se passou para sair com pés de lã. Pronto, se alguém souber disso explique-nos lá o que aconteceu.

O fogo anda aí valente e nós também bem tentamos dar-lhe em cima. Enquanto andamos a bater mato, no ar condicionado continuam os palpiteiros, percebem (?), os que dão palpites, a falar pelos cotovelos. É fruta da época como se diz cá por cima.

Alguém dizia outro dia aqui no quartel sobre esses finórios que é gente que nem sabe o que diz nem diz o que sabe.

Enquanto uns dão o litro há muito outros que só dão palpites, só isso, mas incomodam muito.

Então o senhor ministro da Agricultura gostava de nos ver a fazer vigilância, prevenção, deteção e combate. E mais, não haverá mais nada que nos queira dar? Acha que não chega o que já fazemos, quando muita outra gente faz mal ou não faz nada do que deve?! Aquele senhor da Bíblia chamado Pilatos se calhar não faria melhor.

Está na época própria para, como sempre, uns tentarem tapar o sol com a peneira e esconderem o que não fizeram quando deviam ter limpo e cuidado das florestas e outros alombarem com o trabalho todo e as consequências do que não fizeram e, adivinhem, sobra sempre para nós.

Só para terminar, já agora, uma coisa que não percebo que possa acontecer. Então aí na capital os Bombeiros do Beato, que nem quartel de jeito têm, também têm que levar com os vizinhos em cima que se queixam à polícia que os bombeiros ocupam a rua com as viaturas. Onde hão-de pô-las? Nos telhados?