PUB

Capa do jornal "Bombeiros de Portugal"

Director: Rui Rama da Silva

terça-feira,

26/09/2017

13:37

Os especialistas fora das tocas

03/07/2017 16:55:53


É sempre assim por esta época do ano. Já estamos à espera. Enquanto os bombeiros calcorreiam as serras a dar luta às chamas há figurões de quem ninguém ouve falar durante o resto do ano que parecem umas molas a sair das suas tocas de ar condicionado para dar palpites. E não calam a sua indignação por tudo o que se passa, exibem estudos e são useiros e vezeiros em dar prognósticos depois de tudo passado e conhecido.

Dizem muito daquilo para que ao longo dos anos a própria Liga, as federações e as nossas associações e comandantes têm chamado a atenção e que os portugueses bem sabem. A floresta está desordenada, mal cuidada, abandonada, muitas vezes não cuidam de aceiros nem das limpezas em volta das casas. Estamos fartos de fazer alertas para isso, enquanto duram os fogos há outros que dizem o mesmo mas tememos mais uma vez, apesar dos mortos que lamentamos, que acabado o verão as coisas voltem ao mesmo até para o ano.

Choramos também um dos nossos, o nosso camarada Gonçalo Conceição dos Bombeiros de Castanheira de Pera. Onde estiver será mais um a cuidar dos que por cá estão a continuar a lutar. Um abraço para todos os bombeiros de Castanheira de Pera, para todos os bombeiros do país que lutaram contra o fogo durante tantos e tantos dias.

Um abraço muito especial para os feridos, o Rui, o Fernando, o chefe Tomé, a Filipa. Obrigado camaradas pelo sacrifício, obrigado pela coragem na tentativa de salvar os ocupantes da viatura. Vocês não olharam para trás, sabiam ao que se estavam a arriscar.

São os nossos heróis!

Gostava de saber de onde saíram nos últimos dias tantos coletes da proteção civil. Toda a gente tem um. Arranjarão um para mim? É que faço coleção. 

PUB