terça-feira,

26/09/2017

Cobras e lagartos

04/09/2017 10:56:21

Vieram-me outro dia mostrar páginas de um jornal onde um tal senhor Soares atira-se a tudo e a todos por causa das florestas. Malha em todos de forma que me chocou. Quando li até parecia que ele tinha alguma pedra no sapato.

Afinal depois disseram-me que esse tal senhor Soares tinha sido chefe lá da direção geral de florestas.

Ora bom, das duas, uma, ou foi um grande chefe, deixou tudo que nem um brinco ou então, afinal, corre o risco de lhe dizerem que a floresta não chegou por acaso ao estado em que está. Cá do lado dos bombeiros eu sei bem o que nós temos dito e alertado para a desgraça e se todos até ouvem, na prática encolhem-se e as coisas têm continuado na mesma ou quase.

Não conheço o tal senhor Soares e se calhar nem o viria a conhecer, pelo menos nos jornais, não fosse o caso dele ter vindo dizer cobras e lagartos de tudo o que nos rodeia.

E perante tanto azedume, estou certo, ele irá agora demonstrar o bem que fez, o bom trabalho que sobre o seu comando foi feito, o brinco em que a floresta então ficou e, já agora, se assim foi, ele que diga também nos jornais quem foram os figurões que estragaram o seu trabalho.

Por agora ficamos sem saber afinal quem fez bem ou mal, ou quem deixou fazer mal ou bem, ou se encolheu e não disse nada.

Do lado dos bombeiros pode ter a certeza que agora como no passado nunca nos calámos e nunca nos calaremos. Estamos no terreno, sabemos o que se passa, a todos os responsáveis que aparecem vamos repetindo o recado: é preciso salvar a floresta, protegê-la, conservá-la, tomar conta dela.

Não percebo é qual a razão para que o senhor Soares só agora apareça. Ele também não me conhece como eu não o conheço mas posso dizer-lhe que, por mim e pelos meus camaradas, a floresta nunca teria chegado a que chegou se todos a defendessem como os bombeiros.